Objetivo
Capacitar o aluno a trabalhar como jornalista esportivo, produzindo notícias para TV, rádio, internet e publicações impressas. O curso aborda como selecionar os assuntos (pautas) que serão transformados em matérias, construir relatos de eventos esportivos (como jogos de futebol, vôlei, basquete e tênis, competições de natação e atletismo), fazer e redigir entrevistas e construir reportagens sobre a área esportiva.
Público-alvo
Estudantes e profissionais de Comunicação, jornalistas e profissionais do esporte buscando atualização profissional.
Diferenciais
A proposta do curso é preparar o aluno para atuação no mercado de trabalho, utilizando exercícios práticos e estudos de conceitos e linguagem aplicados ao jornalismo. É uma oportunidade de se aprimorar numa área de atuação profissional bastante promissora, tendo em vista o destaque do Brasil como centro do esporte mundial durante toda a próxima década.
(Carga horária: 40 horas)
Mercado de Trabalho
Atuação no mercado de trabalho
O aluno estará apto a produzir notícias nos diversos segmentos do esporte para TV, rádio, internet e mídia impressa.
Panorama de mercado
O jornalismo esportivo é um dos mais promissores campos de trabalho da imprensa. Com a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil, o esporte passou a ser ainda mais foco de interesse da mídia. O aumento no número de publicações e da cobertura dos veículos sobre o tema mostra que o mercado estará cada vez mais aberto para receber aqueles que tenham conhecimento na área.
Com uma linguagem própria, que se situa, em muitos casos, entre o entretenimento e a informação, o jornalista que quer atuar no esporte precisa saber como não se deixar levar pela emoção de um jogo, como redigir textos completos em tempo hábil (para que logo após o evento já estejam disponíveis ao leitor) e, ainda, como falar em público para transmitir a informação de maneira precisa.
Pré-requisito e público-alvo
Ter, no mínimo, 18 anos e ensino médio concluído. Possuir conhecimentos na área de comunicação, boa redação e conhecimento da língua portuguesa.
Método
No decorrer do curso o aluno vivencia o cotidiano das redações de jornalismo esportivo por meio de atividades que envolvem exposições dialogadas, apresentação e discussão de vídeos, atividades em grupo e outras, sempre buscando reproduzir situações típicas da profissão.
Programa
• Ética profissional;
• Relação jornalista-fonte;
• Eleboração de pautas específicas para o esporte;
• Construção de relatos esportivos;
• Técnicas de entrevista;
• Prazos de fechamento da matéria;
• A informação e o entretenimento na prática do jornalista esportivo;
• A dinâmica das diferentes mídias.
Certificação
O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.
Documentos para Matrícula
Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF
Fonte :
https://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse&course=12540&template=null.dwt&unit=NONE&testeira=996 - Acessado em 04/11/2014